DEPARTAMENTO DE MULHERES INDÍGENAS DO RIO NEGRO
NOTÍCIAS

III MARCHA DAS MULHERES INDÍGENAS: Mulheres Biomas em defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais 2023
Nos dias 11 a 13 de setembro de 2023, um marco na luta das mulheres indígenas foi celebrado em Brasília, com a realização da III Marcha das Mulheres Indígenas: Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais. A Caravana das Mulheres Rionegrinas, organizada pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), partiu de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 41 mulheres, todas representantes das cinco regionais da FOIRN, incluindo lideranças, ex-coordenadoras e membros do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN).

Fortalecimento das Mulheres Rionegrinas: Formação para Articuladores Regionais do DMIRN e DAJIRN em São Gabriel da Cachoeira 2023
Entre os dias 10 e 12 de outubro de 2023, a cidade de São Gabriel da Cachoeira foi palco de uma oficina de formação que visou capacitar os articuladores regionais do Departamento de Mulheres Indígenas (DMIRN) e do Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas (DAJIRN). O evento teve como foco a incidência política, a comunicação e a violência contra a mulher, buscando fortalecer a atuação dessas lideranças nas comunidades do Rio Negro para ampliar o conhecimento dos seus direitos.

Mulheres Indígenas e Rionegrinas na COP28: Um Marco de Reconhecimento e Empoderamento
A participação das mulheres rionegrinas na COP28, realizada em Dubai em 2023 foi um evento de grande importância, e o reflexo de uma luta que vem ganhando força ao longo das décadas. Pela primeira vez, a delegação brasileira foi liderada por uma mulher indígena, Sônia Guajajara, e a conferência contou com a maior delegação indígena da história, com forte presença das lideranças do Rio Negro. Esse marco é uma vitória significativa, mas também um sinal de que a luta das mulheres indígenas está apenas começando.

Rionegrinas: O Documentário Premiado que Chegou às Redes para Revelar a Força e Resistência das Mulheres Indígenas do Rio Negro
Lançado em 2023 e premiado em festivais de cinema em 2024, o filme narra a história da mobilização das mulheres dentro do movimento indígena coloca em evidência uma das lutas mais invisibilizadas da história: a de mulheres que, em seus territórios, enfrentam desafios profundos para garantir a preservação de suas culturas, direitos e, acima de tudo, a equidade de gênero. Esta não é uma narrativa trivial, mas sim uma construção de identidade, memória e futuro.

IX Assembleia Geral Ordinária e Eletiva do DMIRN: Avanços e desafios para o futuro das Mulheres Rionegrinas
Nos dias 14 e 15 de novembro de 2024, a Casa do Saber da FOIRN foi palco de um evento importante para as mulheres indígenas do Rio Negro. A IX Assembleia Geral Ordinária e Eletiva do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN/FOIRN), com o poderoso tema “Mulheres Rio Negrinas Tecendo Estratégias de Cuidado e Resguardo em Tempos de Crise Climática”, reuniu 55 delegadas de diferentes regiões do Rio Negro e autoridades de destaque, todas unidas em torno de uma causa comum: a luta pelos direitos, pela saúde e pelo fortalecimento das mulheres indígenas.