DEPARTAMENTO DE MULHERES INDÍGENAS DO RIO NEGRO

NOTÍCIAS

Câncer de colo do útero atinge níveis preocupantes entre mulheres indígenas do Alto Rio Negro

Uma das doenças mais prevalentes entre as comunidades ribeirinhas e nas regiões remotas da Amazônia, o câncer de colo de útero tem impactado diretamente a vida de muitas famílias. A preocupação é crescente entre as lideranças comunitárias, os profissionais de saúde e especialistas. É preciso agir com urgência.

Encontro de saberes indígenas reforça a identidade e a preservação cultural no Alto Rio Negro

Entre os dias 25 e 28 de março de 2025, a comunidade Waruá, localizada na região CAIMBR do Alto Rio Negro, foi palco de um evento singular: o Encontro de Jovens, Mulheres e Conhecedores Tradicionais, um espaço dedicado ao resgate e fortalecimento dos saberes indígenas. Organizado pelo DMIRN/FOIRN em parceria com o ISA (Instituto Socioambiental), o encontro reuniu lideranças locais das comunidades balaio, Yamado, Waruá, Rio tiquié e São Gabriel da Cachoeira das etnias Tariano, dessano, tukano, baniwa, hupidah, Dâw, baré, Tuyuka e piratapuia. Profissionais da saúde também estavam presentes para uma troca de conhecimentos ancestrais e contemporâneos, com o objetivo de garantir a continuidade das tradições e fortalecer a identidade indígena na região.

Tragédia no Alto Rio Içana: Mulher indígena e recém-nascida morrem por alegada negligência médica após cesariana

São Gabriel da Cachoeira (AM) — Uma jovem indígena do povo Koripako e sua filha recém-nascida perderam a vida em circunstâncias que sugerem suspeitas de negligência médica. Jucilane Garrido, da comunidade Warirambá, no Alto Rio Içana, faleceu no domingo (05.03), após complicações decorrentes de uma cesariana no Hospital de São Gabriel da Cachoeira, município do interior do Amazonas.

A ATL 2025 o maior evento que reuni mulheres indígenas no brasil acabou de começar em Brasília

O Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, que acontece de 7 a 11 de abril em Brasília, será um dos maiores eventos de resistência indígena do Brasil. Com o tema “APIB Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida”, o evento reúne milhares de indígenas de todo o país para discutir os direitos dos povos originários, com destaque para a defesa da Constituição de 1988 e a proteção dos territórios indígenas. Entre as diversas vozes que estarão presentes, as mulheres do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN) marcarão forte presença no ATL.

Livro As Mães do DMIRN: Conquistas e Desafios – A Força das Mulheres Indígenas do Rio Negro

O Rio Negro sempre foi terra de mulheres fortes, guardiãs dos saberes ancestrais, tecelãs de histórias e construtoras do futuro. E a 23 anos, essas mulheres decidiram que suas vozes precisavam ecoar mais longe, que suas lutas precisavam ser reconhecidas e que seus direitos não poderiam mais ser ignorados. E foi assim que nasceu o Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN) em 2002, um marco na organização e no empoderamento feminino indígena. Agora, essa trajetória de coragem e resistência está eternizada no livro Mães do DMIRN

III MARCHA DAS MULHERES INDÍGENAS: Mulheres Biomas em defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais 2023

Nos dias 11 a 13 de setembro de 2023, um marco na luta das mulheres indígenas foi celebrado em Brasília, com a realização da III Marcha das Mulheres Indígenas: Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais. A Caravana das Mulheres Rionegrinas, organizada pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), partiu de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 41 mulheres, todas representantes das cinco regionais da FOIRN, incluindo lideranças, ex-coordenadoras e membros do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN).

Fortalecimento das Mulheres Rionegrinas: Formação para Articuladores Regionais do DMIRN e DAJIRN em São Gabriel da Cachoeira 2023

Entre os dias 10 e 12 de outubro de 2023, a cidade de São Gabriel da Cachoeira foi palco de uma oficina de formação que visou capacitar os articuladores regionais do Departamento de Mulheres Indígenas (DMIRN) e do Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas (DAJIRN). O evento teve como foco a incidência política, a comunicação e a violência contra a mulher, buscando fortalecer a atuação dessas lideranças nas comunidades do Rio Negro para ampliar o conhecimento dos seus direitos.

Mulheres Indígenas e Rionegrinas na COP28: Um Marco de Reconhecimento e Empoderamento

A participação das mulheres rionegrinas na COP28, realizada em Dubai em 2023 foi um evento de grande importância, e o reflexo de uma luta que vem ganhando força ao longo das décadas. Pela primeira vez, a delegação brasileira foi liderada por uma mulher indígena, Sônia Guajajara, e a conferência contou com a maior delegação indígena da história, com forte presença das lideranças do Rio Negro. Esse marco é uma vitória significativa, mas também um sinal de que a luta das mulheres indígenas está apenas começando.

Rionegrinas: O Documentário Premiado que Chegou às Redes para Revelar a Força e Resistência das Mulheres Indígenas do Rio Negro

Lançado em 2023 e premiado em festivais de cinema em 2024, o filme narra a história da mobilização das mulheres dentro do movimento indígena coloca em evidência uma das lutas mais invisibilizadas da história: a de mulheres que, em seus territórios, enfrentam desafios profundos para garantir a preservação de suas culturas, direitos e, acima de tudo, a equidade de gênero. Esta não é uma narrativa trivial, mas sim uma construção de identidade, memória e futuro.

IX Assembleia Geral Ordinária e Eletiva do DMIRN: Avanços e desafios para o futuro das Mulheres Rionegrinas

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2024, a Casa do Saber da FOIRN foi palco de um evento importante para as mulheres indígenas do Rio Negro. A IX Assembleia Geral Ordinária e Eletiva do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN/FOIRN), com o poderoso tema “Mulheres Rio Negrinas Tecendo Estratégias de Cuidado e Resguardo em Tempos de Crise Climática”, reuniu 55 delegadas de diferentes regiões do Rio Negro e autoridades de destaque, todas unidas em torno de uma causa comum: a luta pelos direitos, pela saúde e pelo fortalecimento das mulheres indígenas. 

©FOIRN 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS